O B-Learning (Blended Learning)
Modalidade de ensino que combina alguns elementos da formação à distância em regime de E-Learning e alguns elementos da formação presencial. Isto significa que o processo de ensino-aprendizagem decorre parcialmente através de uma plataforma, por exemplo, recorrendo ao computador e à Internet, mas também integra alguns momentos em contexto de sala de aula.Desta forma, é possível ultrapassar algumas limitações que advêm do regime E-Learning, como a ausência de um contacto presencial com um professor ou formador. Trata-se, por isso, de uma formação mista que envolve tutoria a distância, numa determinada fase, e um educador no sentido mais tradicional, numa outra fase.
Vantagens
- Diminuição de custos de deslocação para
alunos e professores, relativamente ao ensino totalmente presencial;
- Maior flexibilidade no processo de
ensino-aprendizagem (cada aluno pode definir o seu ritmo de aprendizagem e
adaptá-lo ao seu próprio contexto; pode avançar conteúdos que já lhe são
familiares e deter-se naqueles em que necessita de um estudo mais
aprofundado);
- Existência de alguns momentos presenciais, em contexto de sala de
aula, úteis para trocar experiências e esclarecer dúvidas junto do
professor;
- Possibilidade de alcançar um público mais vasto do que no
ensino unicamente presencial;
- Eliminação de algumas limitações (os
alunos podem ter acesso a conteúdos e formação em regime B-Learning
praticamente a partir de qualquer lugar e em qualquer horário);
- Possibilidade de editar, corrigir e atualizar rapidamente
conteúdos, materiais pedagógicos e didáticos;
- Acesso a uma experiência possivelmente mais rica em conteúdos
multimédia, que pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz;
- Possibilidade de revisitar conteúdos.
Desvantagens
- Uma vez que continuam a existir momentos de ensino presencial, mantém-se a necessidade de organizar turmas e de conjugar a disponibilidade dos alunos para esses momentos;
- Os alunos que pretendam um estudo mais independente e com horários mais flexíveis podem não se enquadrar tão bem nesta modalidade e preferir o regime de E-Learning;
- Se o professor online não for o mesmo professor nas sessões presenciais, deve existir especial cuidado na articulação dos conteúdos, no diálogo entre ambos e na organização do seu trabalho.
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