sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017





O B-Learning (Blended Learning)

Modalidade de ensino que combina alguns elementos da formação à distância em regime de E-Learning e alguns elementos da formação presencial. Isto significa que o processo de ensino-aprendizagem decorre parcialmente através de uma plataforma, por exemplo, recorrendo ao computador e à Internet, mas também integra alguns momentos em contexto de sala de aula.

Desta forma, é possível ultrapassar algumas limitações que advêm do regime E-Learning, como a ausência de um contacto presencial com um professor ou formador. Trata-se, por isso, de uma formação mista que envolve tutoria a distância, numa determinada fase, e um educador no sentido mais tradicional, numa outra fase.

 


Vantagens

  • Diminuição de custos de deslocação para alunos e professores, relativamente ao ensino totalmente presencial;
  • Maior flexibilidade no processo de ensino-aprendizagem (cada aluno pode definir o seu ritmo de aprendizagem e adaptá-lo ao seu próprio contexto; pode avançar conteúdos que já lhe são familiares e deter-se naqueles em que necessita de um estudo mais aprofundado);
  • Existência de alguns momentos presenciais, em contexto de sala de aula, úteis para trocar experiências e esclarecer dúvidas junto do professor;
  • Possibilidade de alcançar um público mais vasto do que no ensino unicamente presencial;
  • Eliminação de algumas limitações (os alunos podem ter acesso a conteúdos e formação em regime B-Learning praticamente a partir de qualquer lugar e em qualquer horário);
  • Possibilidade de editar, corrigir e atualizar rapidamente conteúdos, materiais pedagógicos e didáticos;
  • Acesso a uma experiência possivelmente mais rica em conteúdos multimédia, que pode contribuir para uma aprendizagem mais eficaz;
  • Possibilidade de revisitar conteúdos. 
  Desvantagens

  • Uma vez que continuam a existir momentos de ensino presencial, mantém-se a necessidade de organizar turmas e de conjugar a disponibilidade dos alunos para esses momentos; 
  • Os alunos que pretendam um estudo mais independente e com horários mais flexíveis podem não se enquadrar tão bem nesta modalidade e preferir o regime de E-Learning;
  • Se o professor online não for o mesmo professor nas sessões presenciais, deve existir especial cuidado na articulação dos conteúdos, no diálogo entre ambos e na organização do seu trabalho.

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